Com sede? Beba uma água das Pé(dra)s Salgadas


Pedras Salgadas é uma estância termal, do distrito de Vila Real, famosa pela sua água exportada para várias partes do mundo.
 A origem deste nome é curiosa e é-nos contada pelo grande escritor Camilo Castelo Branco no seu Óbolo às Crianças.
O que aqui se conta não se trata por isso de uma qualquer história sem fundamento, porque Camilo era conhecido por ser dono de uma excecional biblioteca com documentos muito raros. Tanto assim é que muitos dos seus livros (O Regicida, Maria da Fonte, O Judeu etc.) são baseados, e suportados, em documentos do autor.
Mas voltemos ao que aqui nos traz: Conta-nos Camilo que no século IX ( antes de Portugal ser Portugal), viviam numa casa acastelada de Rebordochão duas irmãs, muito avarentas, sem grandes amigos a que o povo chamava as Salgadas (O uso do nome próprio só mais tarde se tornou costume. As pessoas eram conhecidas pelas suas alcunhas relacionadas muitas vezes do seu ofício ou das localidades de onde provinham). Estas irmãs foram vitimas de um assalto, obra de uma quadrilha de bandidos, certamente atraídos pelas muitas riquezas que constava as velhas teriam. O prédio onde as velhas viviam foi reduzido a ruínas e as velhas levaram sumiço, nunca mais ninguém tendo ouvido falar delas. Como viviam isoladas, e não seriam credoras de grandes afetos, o povo não sentiu muito a sua falta.
Tempos mais tarde um pastor, que apascentava o seu rebanho no monte Castro, ao apanhar uma pedra para jogar a uma cabra achou um dedo humano. Foram feitas escavações e foram descobertos, mutilados, os corpos das duas irmãs avarentas. Os corpos foram recuperados integralmente, com exceção dos pés, que nunca mais apareceram. 
O povo logo imaginou que os pés das duas irmãs estariam enterrados nalgum local do monte. Assim o monte Castro passou, pouco a pouco, a chamar-se Pés das Salgadas. Por corruptela, Pés das Salgadas deu origem a Pedras Salgadas. E é assim, fica o nome das senhoras ligado a uma das melhores águas produzidas em Portugal.

Comentários

Mensagens populares