Leilão - A arte de bem vender

Imagine o leitor que tem uma coisa valiosa para vender
Escolhe vendê-la em leilão e a pergunta é: Que tipo de leilão devo escolher para rentabilizar a minha venda? 
A saber há 3 tipos de leilões:
1- O leilão de lance crescente que funciona da seguinte forma: Os utilizadores vão subindo as suas ofertas - durante um período de tempo definido - até um valor máximo que determina o preço de venda. Exemplo mais comum deste tipo de leilão é o ebay.
2- O leilão tipo holandês. É um leilão que começa num valor alto e vai descendo até alguém arrematar. Um exemplo deste tipo de leilão é a venda de sardinha em lota.
3- Leilão carta fechada. A participação dos compradores é feita em carta fechada. Neste caso cada qual oferece o seu melhor preço sem nada saber das ofertas dos concorrentes. Exemplo deste tipo de leilão são os leilões do estado, quando faz alienação de património.  
Mas então, voltemos à questão inicial:Que tipo de leilão devo escolher? Resposta: nenhum deles! 
A melhor forma de rentabilizar a sua venda é promover um leilão de carta fechada, mas com a seguinte regra: Quem ganhar o leilão não paga o preço que ofereceu, mas sim o preço do concorrente que ficou em segundo lugar. Isto faz com que cada concorrente ofereça o seu valor máximo pela peça, sabendo que nunca o vai pagar, porque pagará o valor do segundo classificado. Pronto! A partir de agora só perde dinheiro na sua venda se quiser.

Comentários

Mensagens populares