Estudo sobre violência, padrinhos e direito da pernada

Os Best Man conseguiram!
Acordei hoje com uma senhora, na rádio, estrilhando sobre um estudo que inquiria jovens desde os 12 (?) anos e os 18 sobre a violência no namoro, relações sexuais e outros quejandos. Ao que parece existe violência entre este pessoal - pelo menos em 30% dos rapazes -, estrilhava a senhora. A senhora gritou muita coisa, menos o que se entende por violência. Será o mesmo para os 12 e 18 anos? Como é possível validar respostas de crianças de 12 anos sobre este tema? Sou mestre em psicologia e só digo isto porque a minha tese de mestrado foi sobre validação de questionários. Mas não é isso que me traz cá hoje. Sempre houve violência na relação entre homens e mulheres. Os padrinhos do casamento, por exemplo, são uma reminiscência desses tempos. A noiva não tinha padrinhos, apenas o noivo os tinha, porque os padrinhos eram os amigos que ajudavam o noivo a raptar a noiva na calada da noite para casar. A noiva tinha que espernear e ficar arranhada porque ninguém acharia bem que se entregasse sem luta. É por isso que a expressão inglesa para padrinho é muito bonita:  best man  - alguém com que se pode contar. Tanto quanto sei os ciganos ainda mantém essa tradição: a noiva foge e é o cabo dos trabalhos para a apanhar e a obrigar a casar. Uma palavra sobre o direito da pernada. Este é o direito que permitia que o senhor feudal dormisse a primeira noite com a noiva quando ela se casasse. Sempre achei este costume muito estranho até que alguém me explicou que se a noiva tivesse um filho no ano seguinte após o casamento e houvesse parecenças entre a criança e o senhor - sabemos como sãs as parecenças nos bebés -, este abonaria a sua educação e desta forma a família melhoraria o seu bem estar, porque tinha a proteção do filho que poderia chegar longe. Ora há quem defenda, por isso, que  o direito da pernada não era um direito mas uma obrigação. Imagine-se o senhor feudal que não se queria deitar com a noiva na primeira noite, que tipo de comentários provocaria? Se o leitor tem mais de 50 anos imagine que teria que dormir com as raparigas acabadas de casar, por amor certamente, eventualmente até conheceria o marido enfim... agradava-lhe a ideia? Certamente que não. Nem sempre as coisas são o que parecem e parecem sempre aquilo que não são.
Tanto quanto sei as senhoras estrilhentas formaram uma associação (procurando subsídios, certamente) para fazer estes estudos patetas. Boa sorte e apareçam sempre.
 Para acabar: Num namoro a palavra conquista está muito presente. Alguém conquistou alguma coisa sem luta? Aquilo que as senhoras estrilhentas chamam violência tenho para mim que apenas são as lutas da conquista.

Comentários

Mensagens populares