Arco-da-Velha, porquê?


Sobretudo nas aldeias designa-se muitas vezes o arco-iris por arco-da-velha. Por que será? Porque seria uma velha a dar o nome a este acontecimento?

A explicação está na bíblia. De facto ao ler Génesis 9, 8-17 temos uma referência ao arco-íris: "Diz Deus a Noé a seus filhos...Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras: Ponho o meu arco nas nuvens para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra. Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens, e me lembrarei da aliança que fiz convosco... e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda a criatura." mais dirigindo-se a Noé Deus acrescentou "este é o sinal que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra". A existência do arco-íris é assim justificada na bíblia. Agora e a resposta à questão inicial: Porquê o nome de arco-da-velha? A resposta é porque vem descrito no Antigo (ou Velho) Testamento ou seja na Lei Velha, daí o nome de arco-da-velha. Certo?

Comentários

jorge verde disse…
Saramago é capaz de não concordar...

Mensagens populares