Morena ou mulata, qual a diferença? Origem da palavra

https://www.geledes.org.br/nao-chame-de-mulata/
Relacionamos a palavra mulata com a mulher brasileira. Associamos essa palavra aos efeitos do sol e a um tom castanho-bronzeado na pele.
Na verdade as coisas não são bem assim... e a origem da palavra mulata pode nada ter que ver com o sol.
Ultimamente li o livro "O Desaparecimento de Josef Mengele" que relata a sua fuga após a segunda guerra mundial. Não aprecio a figura, mas tenho curiosidade em saber como é que um dos maiores criminosos de guerra acaba por ter uma vida descansada sem nunca vir a pagar pelos seus crimes. Foi o único, dos nazis mais importantes, que escapou. 
Voltemos ao livro: Josef Mengele passou pela Argentina e não ficou fã dos argentinos, mas quando chegou ao Brasil desesperou com os brasileiros. A página 139 do seu livro resume a sua opinião sobre estes e  pode ler-se:

"Na medida em que os brasileiros são bastardos raciais a heterogeneidade das suas substâncias traduz-se numa esquizofrenia de espírito. Não possuem consciência pura nem vontade clara; seres diversos e contraditórios coexistem e combatem entre si. Constituem um povo inseguro, desordeiro e perigoso.."

Há quem defenda que a origem da palavra mulata foi dada pelos portugueses à mulher brasileira e que esta palavra deriva da palavra mula; também esta é composta por uma heterogeneidade de substâncias sem consciência pura nem vontade clara. 

Comentários

Mensagens populares