Sabe o que é corruptela?


É fácil. São palavras ou expressões que pelo seu abuso se transformam noutras coisas.
Vamos, neste artigo mostrar algumas corruptelas:

  1. Cor de burro quando foge. Muitas vezes usada, esta expressão é de facto uma corruptela de “corro do burro quando foge”. De facto um burro em fuga é perigoso que o diga eu quando ao fim da tarde, em Verões muito quentes, levávamos os burros à lagoa para que bebessem água. Quando os burros fugiam, incomodados com as moscas e com o calor, o único remédio era fugirmos para longe deles. Quando não havia esta destreza acontecia um acidente como o que aconteceu ao Costa que levou um coice que o fez ir para o Hospital de Coimbra onde esteve internado e ainda hoje tem marcas desta desatenção.
  2. Parece que tem bichos carpinteiros. Normalmente diz-se isto a crianças que não param quietas: A frase original é “parece que tem bichos pelo corpo inteiro
  3. Quem tem boca vai a Roma. A expansão dos romanos na Europa levou a uma grande construção de estradas e podia pensar-se que esta expressão estava ligado a isto. Não é verdade! O império romano não era muito popular e a expressão original é “Quem tem boca vaia Roma
  4. Quem não tem cão, caça com gato. O gato tem uma característica interessante: caça sozinho. Ao contrário dos cães que podem caçar em grupo o gato é uma caçador solitário. É por isso que a expressão correta deve ser “Quem não tem cão caça como o gato”, ou seja sozinho.
  5. É cuspido e escarrado. Embora a frase não seja muito bonita já assisti a país babados com esta comparação. Claro que a expressão quer dizer que o filho é a cara do pai. No entanto a expressão original é: “É esculpido e encarnado” que por corruptela deu no que deu.


Comentários

Mensagens populares