Origem das palavras: O coitado anda à toa


origem expressão andar a toa
Nau portuguesa
Tendo sido os portugueses um povo de navegadores há alguns termos que herdámos a partir dessa nossa atividade e que se tornaram em palavras que usamos no dia a dia. Apresentemos uma delas:
Quando uma nau, ficava sem o mastro central (por causa de tempestade, por exemplo) normalmente era rebocada pela nau almirante, a nau principal da expedição. A corda necessária para o reboque era chamada de toa. É por isso que andar à toa é andar perdido ou a reboque de outrem, no fundo sem vontade própria.

origem da palavra coitado
Coitado
Há um outro termo que nada tem a ver com navegação mas que é muito interessante. É a palavra coito. Não sei como é que esta palavra evoluiu (?) para o significado que hoje tem - relação sexual - porque antigamente nada tinha que ver com isso.
O coito era um espaço do rei (a que podemos chamar reserva nos dias de hoje), onde apenas ele podia caçar e à qual ninguém podia aceder, sem sua autorização. É aqui que isto se torna curioso porque quando o rei queria proteger alguém colocava-o no coito. Ora quem estava no coito passou a ser designado por coitado, e é por isso que hoje em dia a palavra coitado representa alguém que necessita e ajuda ou apoio, não é autos-suficiente. Curioso é também o uso da palavra no Brasil. Durante o tempo do cangaço, no início do século XX (espaço temporal aproximado entre 1915-1930), os fazendeiros que davam guarida e ajudavam os cangaceiros eram chamados coiteiros. Lampião tinha vários coiteiros e parece ter sido um deles que denunciou o local onde o grupo estava (Grota do Angico) o que permitiu à policia emboscá-lo e matá-lo juntamente com sua mulher Maria Bonita

Comentários

Mensagens populares