É bonita a lacrimosa de Mozart! Mas o que é a Lacrimosa?

Viúva vitoriana sem lacrimosa
Talvez a música mais triste que conheço seja a lacrimosa de Mozart. Para mim, esta música é bem mais triste que a marcha fúnebre de Chopin. Enquanto a marcha fúnebre de Chopin é triste e apenas e só triste, a Lacrimosa além de triste é bela. Mozart associa uma música bela a uma situação triste. Há quem questione o facto de Mozart ter sido um pequeno prodígio. Mozart tinha uma irmã um par de anos mais velha que era, dizem, essa sim um prodígio da música. O seu pai nunca a deixou aprender música porque era mulher destinada a cuidar da casa e a casar.
Será que Mozart, em tenra idade, não teve ajuda da sua talentosa irmã? Recomenda-se o filme que explica como Nannerl (irmã de Mozart) pode ter tido grande influência (no mínimo) sobre o trabalho do pequeno Mozart. 
Mas voltemos ao assunto deste artigo: O que é a lacrimosa? Acredite o leitor que não consegui nenhuma imagem da lacrimosa na internet, talvez porque esta é muitas vezes confundida com um frasco de perfume. A lacrimosa era uma pequena garrafa que as viúvas usavam num colar durante o primeiro ano de viuvez. Todas as lágrimas choradas durante este período, em memória do seu defunto marido, eram guardadas nesta garrafinha. É daí que vem o nome lacrimosa e também a razão de ter que ser usada no colar. Estas lágrimas eram depositadas na campa do marido quando o ano terminasse. Dava-se assim por terminado o período de luto. 

Comentários

Mensagens populares