Porquê a unha grande no dedo mindinho?

imagesCAYJ9EBV Será que tudo o que existe em nós  tem um sentido?  
Vem isto a propósito do hábito de alguns homens deixarem crescer a unha do dedo mindinho. A pergunta é: Porquê? Qual a sua utilidade? Bom o leitor já pensou em três ou quatro coisas menos próprias para fazer com a unha (uma vez responderam-me que era para limpar os ouvidos…)  mas não é nada disso. Como estava a falar da França no meu último post ocorreu-me esta curiosidade e é melhor escreve-la antes que esqueça.  Ora os franceses, os tais ricos e nobres que falámos anteriormente e que passavam a vida em festas, começaram a criar uma série de regras - próprias de quem não tem nada que fazer - sobre o bom comportamento social. Deste conjunto de regras chegaram até nós expressões como  o despedir-se à francesa por exemplo. Ora uma dessas regras é que era muito chique fazer pouco barulho. Ou seja chique chique era movimentar-se quase em silêncio, falar baixinho etc… Agora a pergunta: E como é que eles batiam à porta? Ao murro? Bater à porta tem que produzir mesmo barulho, não? Nada disso… deixaram crescer a unha do dedo mindinho para fazer tic, tic nas portas e assim até a baterem às portas  serem chiques. É fantástico, não é?

Comentários

Márcio Rogério disse…
Mário, bom se que eu saiba é também um costume de afaiates no quais nao sei origem mas sei, riscavam o tecido pra marca-ló e no fim ficava muito agudo capaz de perfurar gargantas (o fim é por minha parte).
Nuno disse…
Por acaso o meu pai usa a unha do mindinho comprida.
Unknown disse…
É pra tirar meleca!!!

Mensagens populares